Ora bem,

Começo por me apresentar: o meu nome é Rita Silva, tenho 28 anos e sou da ilha de São Jorge, Açores.

Aos 18 anos (tenra idade…) escolhi estudar Farmácia. Depois de terminar o curso trabalhei cerca de cinco anos na área (desde farmácia hospitalar, farmácia comunitária até laboratório).

Pelo meio fiz algumas viagens mais longas em modo backpacker com o intuito de fazer voluntariado. Estas viagens aconteceram essencialmente pelo meu gosto por viagem e aventura (ainda bemmm aceso em mim!). Ainda assim, já revelavam alguém que queria mudar alguma coisa e encontrar uma parte de si ainda por descobrir.

Entretanto foi aumentando o meu interesse e curiosidade pela fitoterapia e pelas terapias holísticas e alternativas. Comecei a fazer meditação (em casa e em grupo), a experimentar várias terapias alternativas e até a fazer algumas formações (fiz um curso de Naturopatia e um curso de Fitoterapia Ayurvédica).

Depois de me confrontar várias vezes com a minha frustração com o mundo da farmácia e dos químicos decidi despedir-me. Mas agora para estudar e investir naquilo que me fazia sentido e que me vinha das entranhas: as terapias holísticas e alternativas, claro está.

Depois da derradeira decisão: um misto de alívio e felicidade/medo e desconforto. Mais cedo do que tarde decidi no que queria investir: Ayurveda & Yoga.

Ayurveda é uma medicina milenar originária da India – um dos sistemas de saúde mais antigo do mundo. Ainda hoje praticado na India, inclusive com especialidades médicas, sendo um sistema médico respeitado pelo governo, disponível em hospitais e clínicas por todo o país. Uma medicina holística e extraordinariamente completa – razões que me levaram a tomar esta decisão e não outra qualquer.

Ayurveda avalia o individuo como um todo indivisível – um complexo de corpo, energia, mente, alma. Para reequilíbrio do individuo e prevenção de doenças são utilizadas várias técnicas: nutrição (Ayurvédica), fitoterapia, meditação, mantras, cristaloterapia, aromaterapia, auto-conhecimento, massagem, pranayama (técnicas de respiração), Yoga, entre tantas outras. Todas estas terapias são utilizadas com vista a harmonizar o individuo e renovar a sua energia vital, para que possa viver uma vida plena e mais serena, em profunda conexão consigo próprio. Ayurveda está intimamente ligada à prática da Yoga – por ser uma prática que trabalha o corpo e a saúde, pacifica a mente e permite uma conexão com o nosso interior (o Yoga é inclusive mencionado nos textos Ayurvédicos com mais de 5000 anos, como parte integrante do tratamento do individuo).

Assim sendo, terminei recentemente as minhas formações em Yoga Integral, Yoga Devotion Dance e Ayurveda (ainda assim, as formações e os estudos são para continuar e já brevemente).

Num mundo moderno louco em que cada vez mais é necessário cuidarmos de nós e dos outros (e em que cada vez menos o fazemos) nada faz mais sentido para mim que manter o equilíbrio e a harmonia de todo o meu Ser e priorizar tempo para me cuidar, centrar e escutar. Tão importante como isso é poder ajudar alguém a fazer este processo: a conhecer-se, respeitar-se e, finalmente, voltar a encontrar-se com a sua própria ESSÊNCIA. Nada pode fazer mais sentido que VER uma pessoa como um todo, com olhos de ver; que OUVIR a sua Alma, mais do que a sua própria voz, sem preconceitos ou regras. E então dar-lhe a mão ao longo do caminho. Um caminho sem pressas e sem perfeccionismos e até que seja reconhecido o potencial guardado em cada um de nós: saúde, harmonia, amor e evolução.

Tudo aquilo que ingerimos e tudo aquilo que nos rodeia influencia a nossa mente, emoções e espirito. Da mesma forma, tudo aquilo que pensamos e todas as nossas emoções reflectem-se no nosso corpo. Mesmo que seja tao subtil que não estejamos suficientemente atentos para escutar.

Tanto mais há para dizer. Podem saber um pouco mais e ir acompanhando na minha página de Facebook e Instagram: purakaya

Acredito num mundo em que todos caminhamos para a cura, individualmente e no colectivo. Querem caminhar comigo?

Hari Om,

Rita Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.