As certificações são ferramentas fundamentais para as organizações que querem melhorar os seus processos, produtos, serviços e consequentemente demonstrar ao mercado nacional e internacional o seu compromisso com a melhoria contínua e satisfação de seus clientes.

O valor agregado de uma certificação para uma empresa vai muito além do financiamento, uma vez que envolve também todos os seus colaboradores, auxiliando no desenvolvimento pessoal, e visa uma organização de forma mais sistémica, o que irá ajudar a empresa a entender melhor os seus processos internos e externos, direccionando-a para a melhoria contínua, e gerando resultados financeiros e estratégicos voltados ao padrão de excelência global no atendimento dos seus clientes.

Uma organização que procura se adequar aos padrões normativos de qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança, entre outras, obtém um grande diferencial competitivo no mercado, utilizando padrões de excelência global.

No mercado atual as organizações dos mais diversos setores têm exigido dos seus fornecedores, tanto de produtos quanto de serviços, certificações como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais.

Toda a certificação, independente da norma ISO, é de grande importância para as empresas, e acarreta uma mudança cultural dentro das empresas.

A certificação de sistemas de gestão nada mais é do que um atestado de confiabilidade na gestão de uma empresa e/ou organização, em um tema especifico baseado em uma referencia internacionalmente reconhecida, seja na qualidade com a ISO 9001, no meio ambiente com a ISO 14001, segurança no trabalho com a ISO 45001 (substitui a norma OHSAS18001), e segurança alimentar com a ISO 22000. Um sistema de gestão certificado demonstra às partes interessadas (clientes, fornecedores, parceiros de negócios, órgãos governamentais, entre outros) que a empresa implementou e mantém esses sistema de gestão comprovado por meio de uma auditoria de um organismo de terceira parte (entidade certificadora).

A norma ISO 9001 têm como principal objetivo fornecer requisitos que, se forem bem implementados, darão confiança que uma empresa é capaz de fornecer com eficiência os serviços ou produtos, atendendo as expectativas dos clientes em conformidade com as leis e normas aplicáveis.

A norma ISO 14001 é uma norma com diretrizes para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental. O papel desta norma é certificar projetos de sistema de gestão ambiental com o objetivo de criar equilíbrio entre um modelo de negócio e o meio ambiente, para o negócio obter lucro e não gerar impacto negativo no ecossistema. A implementação da norma ISO 14001 contribui para fortalecer o conceito de sustentabilidade, onde as empresas passam a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa. Ter essa norma implementada é marca inegável do comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio-ambiente. Significa que o consumo sustentável é priorizado e incentivado pela empresa e/ou organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.