É fundamental saber organizar o frigorífico e o tempo de vida dos alimentos, de forma a minimizar os riscos de contaminação e ter sempre alimentos saudáveis.

Mais só isto não basta para uma boa segurança alimentar, é igualmente importante manter o frigorífico sempre limpo e ter alguns cuidados com o armazenamento dos alimentos, de forma a melhorar os seus produtos, processos e, claro, a rentabilização dos mesmos.

No interior do frigorífico a temperatura não é igual em todos os compartimentos, pelo que poder-se-á tirar partido das diferentes temperaturas existentes, assegurando assim uma boa conservação dos alimentos. Existem alguns aspectos a ter em conta, nomeadamente quando os alimentos estão próximos do fim da validade, estes devem ser colocados sempre à frente nas prateleiras e não se deverá encher demasiado o frigorífico. O ar frio deve circular para manter todos os alimentos armazenados à temperatura adequada. Na maioria dos frigoríficos, as prateleiras superiores são as que têm temperatura mais alta, sendo a zona com temperatura mais fria a prateleira mais baixa (cerca de 2ºC), logo acima das gavetas. Assim, será o local indicado para colocar carne e pescado frescos ou em fase de descongelação. Salienta-se no entanto, que deverá ter-se sempre em atenção as especificidades técnicas de cada frigorífico.

Congelador

Guarde carnes, peixe e legumes no congelador. Eu costumo separar as carnes, peixe, legumes em pequenos sacos ou marmitas em quantidades para duas refeições. Faço a separação e armazenamento mal chego do supermercado ou do mercado. Assim, durante a semana/mês, basta descongelar os alimentos que quero utilizar no meu almoço ou jantar.

Outra coisa que faço é congelar fruta. Lavo bem a fruta que quero congelar, ou mesmo a fruta que acabam estragando com facilidade. Coloco a fruta lavada e picada em pequenas porções em saquinhos ou marmitas e congelo para depois usar em batidos, sumos, sobremesas, panquecas, entre outros.

Porta do Frigorífico

A porta do frigorífico é excelente para guardar conservas, condimentos, frascos de azeitonas, garrafas de agua, polpa de tomate, sumos, ou seja, produtos que não se deterioram com facilidade.

Primeira Prateleira do Frigorífico

A primeira prateleira do frigorífico é a que se mantém mais refrigerada por conta da proximidade com o congelador. O ideal é armazenar nesta secção ovos, leite e seus derivados (queijos, manteiga, iogurtes). Também é o lugar ideal para maioneses e molhos caseiros que estragam com maior facilidade.

Segunda e Terceira Prateleira do Frigorífico

Na segunda prateleira podemos armazenar sobras de comida em marmitas bem fechadas, compotas e/ou doces prontos a consumir.

Na terceira prateleira devemos armazenar as frutas maduras já prontas a serem consumidas.

Gaveta inferior do Frigorífico

A gaveta inferior é a gaveta das verduras e legumes. Procure guardá-los todos em saquinhos de plástico, pois assim a durabilidade é maior e a gaveta fica mais organizada.

Com um frigorífico organizado e limpo, manter os seus alimentos em boa conservação e é uma grande ajuda na gestão dos seus produtos/alimentos e na preparação da sua lista de compras.😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.