O método de congelação é o método mais utilizado e que evita desperdício alimentar, guarde as sobras de alimentos e preserve as ervas aromáticas usando o seu bom amigo: o congelador.

Claro que na congelação também têm as suas regras e é importante não deixar os produtos muito tempo no congelador, porque o frio queima propriedades dos alimentos. Assim, regras para congelar em segurança:

– Sempre que congelar comida deve anotar o seu conteúdo e a data de congelamento na parte exterior da embalagem;

– Utilizar os alimentos congelados por ordem de congelação: dê prioridade ao que está há mais tempo no congelador;

– A maior parte dos alimentos dura até três meses no congelador sem grande perda de sabor e textura;

– Se vai guardar sobras de comida, tente separar os ingredientes, por exemplo: massa num lado e carne noutro lado. O molho não será um problema ao congelar nas massas. O crucial é que se a massa estiver muito mole, depois pode desfazer-se quando a for descongelar.

Dicas para congelar alimentos e evitar o plástico

Para diminuir a sua pegada ambiental, não faltam opções seguras para congelar comida que evitam o recurso a plásticos de uso único. Pode experimentar substituir sacos de plástico por recipientes de vidro que possam ser levados ao congelador. Um truque para quem usa frascos de vidro no congelamento é não encher o recipiente até cima, deixar uma margem, para assim evitar o rebentar do vidro. Existem também recipientes metálicos e/ou próprios para a congelação que podem ser usados, com pouco risco de se partirem.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.