Como todos nós sabemos, os últimos tempos não tem sido fáceis e temos passado mais tempo em casa, e como tal, decidi abordar algumas dicas de como manter a cozinha sempre limpa e arrumada, sendo esta uma parte da nossa casa que passamos mais tempo e, onde nós confeccionamos a nossa comida todos os dias e onde arrumamos os nossos produtos e alimentos depois de vir do mercado e/ou supermercado.

Com os problemas de saúde pública e com a realidade que na qual nos apresentamos hoje, é de extrema importância ter cada vez mais boas práticas de higiene pessoal e colectiva, como o caso da nossa casa e, principalmente da nossa cozinha.

Assim, enumero alguns itens importantes que fazem parte do nosso dia-a-dia na cozinha.

Lava-louças

– Louça suja sobre o lava-louças é a primeira coisa que evidencia uma cozinha desorganizada, então, a regra de ouro é: sujou, lavou! Aqui em casa, eu costumo lavar a louça enquanto cozinho, o que acaba agilizando muito o processo para mim. Outra regra importante por aqui é sempre dormir com o lava-louças limpinha, pois a sensação de acordar e saber que não há nenhum trabalho para fazer na cozinha é simplesmente fantástico.

Higienizar a esponja de lavar a louça

– A esponja que nós usamos para lavar a louça precisa ser higienizada diariamente, pois acumula fungos e bactérias prejudiciais à saúde. A higienização é simples: basta lavar a esponja muito bem após o uso e então deixá-la subermesa a um recipiente com água quente por 10 minutos. Além disso, lembre-se de trocar a esponja da cozinha uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Limpeza das máquinas de café e ou garrafas de café/ água/ chá

– É importante lembrar a importância de higienizar a máquina de café e/ou garrafas que utilizamos para beber o nosso café, chá ou simplesmente água. Estas devem ser higienizadas todos os dias. Uma dica, é o uso de bicarbonato de sódio que pode ajudar a eliminar manchas de café e fazer uma limpeza mais eficaz. Para isso, adicione 2 colheres de bicarbonato de sódio na garrafa, complete com água quente, feche a garrafa e deixe agir por pelo menos 1 hora. Depois disso, é só enxaguar e a garrafa estará limpinha! Repita esse processo sempre que achar necessário.

Frigorífico sempre limpo e organizado

– O ideal é limpar o frigorífico completamente de 15 em 15 dias ou pelo menos uma vez no mês. Use uma esponja macia e uma mistura de água quente, detergente e vinagre para fazer a limpeza. A organização também é muito importante, para evitar alimentos estragados dentro do frigorífico. (Ver post publicado na página).

Balde do lixo sem cheiro

– Não se esqueça de retirar o lixo diariamente, ou sempre, que já estiver cheio. Lave o balde normalmente e, quando achar necessário, use uma pasta de bicarbonato de sódio e água quente para remover o cheiro ruim de dentro do balde. É só adicionar 2 colheres de bicarbonato de sódio e 1 colher de água quente em um recipiente, misturar até formar uma pasta e depois passar essa paste no interior do balde.

Chão sempre limpo

– Passe a vassoura e depois uma pano húmida em solução de limpeza direta e use para fazer uma limpeza rápida no chão da cozinha. A facilidade dos produtos de uso direto é a de conseguir realizar a limpeza muito rapidamente, sem precisar de água e balde.

Panos de cozinha sempre limpos

– Utilizamos muitos panos na cozinha para limpeza da louça e bancadas. Muito importante, não misturar panos. Os panos de limpeza da bancada não são utilizados para limpeza da louça. Troque o pano de limpeza da louça a cada 2 dias, no máximo, e coloque imediatamente para lavar. Se forem branquinhos, pode deixar de molho em uma mistura de água e sabão. Deixe de molho por algumas horas e depois lave e enxague normalmente.

Ter uma cozinha limpa e arrumada não é assim tão complicado 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.