Atualmente, e cada vez mais, fala-se de sustentabilidade, produtos que não agridem o meio ambiente e ações para cuidar a natureza. Muitos são os termos falados quando entramos nesse assunto, como ecologia e sustentabilidade. Será que os termos possuem alguma diferença? O que eles significam de verdade?

O primeiro passo para conhecer mais sobre como ajudar o meio ambiente e como cada um de nos pode fazer a sua parte, é começar por entender os conceitos e as suas diferenças. A indústria da sustentabilidade e o assunto em si são cada vez maiores, e por isso nada mais indicado do que entendermos os termos e o que eles querem dizer.

A ecologia é a ciência responsável por estudar as interações que ocorrem entre os organismos e o ambiente em que estão inseridos, levando em conta os sistemas complexos que influenciam toda a vida na Terra em que vivemos.

A ecologia é composta por várias áreas que abrangem diferentes temas, tendo em foco a relação dos humanos com o ambiente. Dentro da ecologia, um dos estudos é a da sustentabilidade.

Em termos práticos, sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. A sustentabilidade é considerar a base físico-biológica em estratégias de desenvolvimento, ou seja, não ir além da capacidade que o meio ambiente possui em absorver e diluir todos os poluentes.

Dentro da sustentabilidade, observa-se as taxas de utilização para todos os recursos renováveis e o esgotamento dos recursos que não são renováveis.

A sustentabilidade implica em mudanças nos padrões de consumo que tem como objectivo proteger os recursos genéticos e conservar a biodiversidade biológica de nosso planeta.

Resumidamente, relação de ecologia com a sustentabilidade.

Como já referido, o estudo da sustentabilidade faz parte da ecologia. O estudo da sustentabilidade é importante para que consigamos definir se determinada ação é sustentável ou não e, isso só é possível, entendendo o termo e como ele funciona. Com esse estudo é possível entender como a sustentabilidade influencia no ambiente natural.

Estudando a sustentabilidade é possível pensar e abordar técnicas e materiais que podem ser usados em produtos e ações para proteger a terra, as plantas, a água e a vida de modo geral. Torna-se possível desenvolver alternativas sustentáveis que não apresentam riscos para a vida de várias gerações e que possa ser usado por todos. Com o objetivo de promover uma sociedade mais sustentável, é necessário promover o conhecimento da ecologia e de todas as suas áreas, para que mais pessoas estejam cientes de seus benefícios e de como tais medidas podem contribuir para a vida em nosso planeta. 

Produto ecológico, verde e sustentável: é tudo igual?

Está é uma questão que gera algumas dúvidas. Os mercados e estabelecimentos cada vez mais, estão cheios de produtos que prometem não agredir o meio ambiente e serem sustentáveis, mas é necessário ter cuidado para não ser enganado e fazer a escolha certa, aquela que realmente beneficie o meio ambiente. Os termos mais utilizados são, produtos ecológicos, produtos sustentáveis, produtos verdes, entre outros. Contudo, é importante saber o significado de cada um e se realmente não traz nenhum prejuízo para o planeta.

Um produto considerado ecológico é aquele que se preocupa em manter a biodiversidade da natureza. Esses produtos não tendem a causar grandes alterações no equilíbrio do ecossistema.  

Materiais recicláveis, produtos que não contem pele animal, plásticos biodegrádaveis, insecticidas biológicos, são algum dos exemplos de produtos ecológicos. Ecológico é todo e qualquer produto que não agride o meio ambiente, a fauna e aflora, e o ecossistema de forma geral.

Empresas que desenvolvam produtos ecológicos têm como foco apoiar nas causas de proteção ambiental.

Um produto verde ou mais especificamente, que possua uma etiqueta verde, apenas significa que a empresa em questão se preocupa com o meio ambiente e que possui medidas para reduzir os impactos ao meio ambiente como um todo. São empresas que, em geral, possuem medidas para diminuir o desperdício de água nos seus processos e também nos seus recursos. Em suma, são empresas que se preocupam com o meio ambiente e com a saúde do cliente.

Já os produtos sustentáveis são aqueles que atendem a todos os requisitos “verdes” e também preze em entregar produtos de qualidade ao consumidor, respeitando assim os pilares, social, ambiental e trabalhista. Engloba diversos setores e não só os relacionados ao ambiente, diferente dos produtos ecológicos.

Deve oferecer toda uma cadeia de produção. Basicamente, um produto considerado sustentável promove o desenvolvimento da economia local, com a produção de produtos ecológicos, gerando economia e contratos de trabalho a pessoas da região.

Produtos sustentáveis são produtos que recebem muito investimento de durabilidade, de resistência de qualidade superior. É um produto que a empresa pensa no seu ciclo todo, levando em conta a legislação social e ambiental.

Produtos provenientes de fontes renováveis, feitos com baixo consumo de energia e água, com redução ou anulação do uso de plástico, feitos com boa gestão de resíduos, cuja fabricação não necessita de emissões de gases ou pelo menos evita, são alguns dos exemplo que envolvem os pilares social e ambiental.

Posto isto, a principal diferença entre um produto ecológico e um produto sustentável, é que o produto ecológico terá como principal pilar a preservação do meio ambiente, e o produto sustentável valoriza a redução do impacto ambiental e enaltece o desenvolvimento social e económico de determinada região ou cidade.

A ecologia e a sustentabilidade quase sempre andam juntas e são de extrema importância para a nossa sociedade. Novas ações e iniciativas que englobam ambas estão surgindo, mas é importante que a população se envolva mais e tenha interesse em ajudar o meio ambiente. Afinal, ele é para todos e depende só de nós permitir que as gerações futuras também possam usufruir de todos os recursos naturais que ele disponibiliza.

One Thought on “Ecologia Vs Sustentabilidade”

  • I was recommended this website by my
    cousin. I am not sure whether this post is written by him
    as no one else know such detailed about my problem.
    You are amazing! Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.