Umas das principais exigências da legislação em relação aos alimentos manipulados é a sua origem, o seu destino, a sua data de manipulação e a sua validade. A forma que utilizamos para que a legislação seja atendida é o uso das Etiquetas de Identificação dos Alimentos. Todos os produtos alimentares devem estar corretamente identificados com etiquetas de identificação, só assim será possível realizar um controlo de rastreabilidade eficaz, garantindo o cumprimento dos procedimentos de segurança alimentar e o sistema de HACCP.

As etiquetas de identificação dos alimentos têm o objetivo de informar para qualquer manipulador toda a informação necessária para desta forma existir um maior controlo e segurança na sua confeção.

Todos os estabelecimentos que preparam e confecionam produtos alimentares, devem ter etiquetas de identificação dos alimentos com a respetiva data da sua manipulação ou congelação/ refrigeração.

As etiquetas de identificação dos alimentos devem ser utilizadas e são de importante utilização porque:

  • As etiquetas permitem que todas as pessoas que trabalhem no estabelecimento tenham conhecimento de quando determinado alimento foi manipulado, confeccionado ou congelado e, qual a sua validade;
  • Os alimentos após a sua abertura, tem um prazo de validade reduzido, que normalmente está inscrito na própria embalagem original do produto. A utilização da etiqueta permite controlar a data de abertura e a validade de consumo do produto;
  • Alimentos conservados em latas de alumínio, após a sua abertura têm de ser transferidos para recipientes próprios com tampa para uma melhor conservação dos alimentos. Nestes casos, é muito importante a utilização das etiquetas, e devem identificar os produtos alimentares pois o mesmo foi retirado de sua embalagem original;
  • Outro uso da etiqueta é para alimentos que foram abertos e não foram usados em sua totalidade.

É importante informar e sensibilizar todos os manipuladores a procurar na embalagem toda a informação que o fabricante dá. Toda a informação sobre o alimento, normalmente, vem sempre escrito assim: após abertura da embalagem o produto deve ser consumido em xx dias. O manipulador não pode colocar uma data de validade da sua cabeça, mas sempre ser instruído a seguir as orientações descritas na embalagem.

A identificação dos alimentos permite um controle da manipulação dos mesmos, para que não aja desperdícios, pois estará ali na etiqueta um prazo para o manipulador usar o alimento e também para que nenhum alimento seja usado fora do prazo de validade.

A maior dificuldade em relação a isso é convencer o manipulador de alimentos a realizar essa atividade, a entender a importância que cada etiqueta tem para o processo de elaboração de alimentos seguros para os consumidores.

É preciso ter muito paciência, cobrar mesmo, todos os dias se necessário para que esse hábito entre na rotina dos manipuladores e/ou trabalhadores.

Tudo o que está dentro do frigorifico, arca de refrigeração e congelação deve estar etiquetado para que todos os manipuladores tenham todo o conhecimento acerca do produto alimentar.

A frase que mais que mais se ouve é Etiquetas para que??

Mas com o passar do tempo eles mesmos percebem como as etiquetas facilitam o dia a dia deles no controle de produção de alimentos de acordo com o movimento de clientes e a durabilidade de cada alimento, porque eles vão percebendo o que sai mais e o que sai menos neste período de validade do produto e começam a manipular os alimentos de acordo com o fluxo de pedidos.

Para o consultor e para a pessoa responsável pelo local, o uso de etiquetas faz toda a diferença, pois as etiquetas permitem um controle muito preciso na validade de tudo o que já foi manipulado ou aberto, principalmente em estabelecimentos onde há uma grande variedade de alimentos manipulados todos os dias.

Estas etiquetas são muito importantes para os estabelecimento que manipulam e confecionam alimentos, mas é igualmente importante, o seu uso nas nossas casas, de forma a termos noção de quanto tempo temos os nosso alimentos no congelador e assim respeitar a sua durabilidade e validade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.